Como juntar os primeiros 100 mil

Primeiro passo rumo ao primeiro milhão

Muita gente tem o sonho de chegar no primeiro milhão de reais, um número que, apesar de não ser algo que vá tornar ninguém muito rico, é bastante simbólico. Porém, para chegar lá existem várias etapas intermediárias, metas menores que vão ajudar a manter o foco, disciplina e motivação necessários para alcançar os objetivos. Aqui podemos usar aquela velha frase: “Uma longa caminhada começa com o primeiro passo!“.

Enfim, para começar a caminhada, vamos definir um primeiro objetivo: “Juntar 100 mil reais!“. Para isso, você precisa responder algumas perguntas:

Por que você quer ter 100 mil reais?

Essa pergunta é crucial, pois só tendo um objetivo muito bem definido, que você manterá o foco para atingí-lo. Aqui há várias possibilidades: você pode querer montar a sua reserva de emergência, fazer uma viagem em família, construir uma casa, trocar de carro, enfim, pode ser qualquer coisa, mas você PRECISA DEFINIR um objetivo!

Pra quem está juntando?

Pode ser que esteja juntando um dinheiro para pagar a faculdade dos seus filhos, por exemplo, ou qualquer outra coisa que não seja diretamente para você. Por isso, é bem importante saber para quem está juntando.

Quando você quer esse dinheiro?

Defina um prazo! De preferência bem ousado, que não seja tão fácil de atingir e nem impossível.

Quanto você precisa juntar para chegar nesta meta?

Se você definiu que quer ter 100 mil reais daqui a 3 anos e não tem nada para investir inicialmente, basicamente teria: 100.000 / 36 = R$ 2778,00 por mês. Mas imaginando que você já possua uma conta em uma corretora de valores e vá investir seu dinheiro em algo extremamente conservador (Tesouro SELIC), a poupança necessária já cai para a faixa de R$ 2550,00 por mês. Não tem todo esse dinheiro? Calma que já vamos chegar lá!

Onde você vai investir?

No tópico acima falamos do Tesouro SELIC, mas como o prazo é de 3 anos, você pode conseguir investimentos um pouco melhores, reduzindo ainda mais a quantia que precisa poupar todos os meses.

Como investir?

Você deve estar se perguntando: OK, quero isso, mas como vou investir se não tenho dinheiro? Nesse caso, você precisa de outras estratégias:

1. Ganhar mais dinheiro: procure alternativas de renda extra, tente conseguir um aumento no trabalho atual (se estiver fazendo por merecer), venda coisas que tem em casa e não usa mais. Use a sua criatividade!

2. Gastar menos dinheiro: você provavelmente gasta dinheiro com coisas que não precisa. Dê uma olhada nas suas contas e procure cortar alguns gastos, assim você vai conseguir poupar e investir mais.

3. Investir melhor: aprenda mais sobre investimentos e tenha acesso a produtos que lhe darão maior rentabilidade, acelerando o processo de acumulação de patrimônio.


E aí, já atingiu os primeiros 100 mil reais? Que estratégias irá utilizar para chegar lá? Compartilhe conosco!

P.S.: recomendamos fortemente que assista o vídeo da Nath (do canal Me Poupe!), que está no topo deste post. Nele ela explica com mais detalhes cada um desses passos.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...