Ganhos acima da renda fixa

Regra dos 80

Você quer ter rendimentos ACIMA da média? Aposto que sim! Para isso, não há como fugir da Renda Variável. Mas não se preocupe, não é nada de outro mundo. Você não precisa ser um expert no assunto para conseguir montar uma carteira balanceada.

Tudo bem, mas qual a porcentagem da minha carteira que deve ser alocada em Renda Variável? Isso depende do perfil de cada investidor, mas um conceito muito usado é chamado de “Regra dos 80”. Basicamente, você pega a sua idade e subtrai de 80, o valor que sobrar, é a porcentagem máxima que você deve alocar em renda variável. Por exemplo, se você tem 30 anos, deverá ter no máximo 50% da sua carteira em renda variável.

Mas qual o motivo deste número 80? Ele é utilizado como uma média da expectativa de vida das pessoas, mas como atualmente este número vem aumentando, há pessoas que prefiram utilizar valores maiores. Em tese, quanto mais jovem você é, mais tempo tem para recuperar uma possível perda, por isso você pode assumir mais riscos e ter mais dinheiro em renda variável. A medida que sua idade avança, o ideal é que sua carteira seja mais conservadora.

Gostou deste post? Fez sentido para você? Então o convido a compartilhar com a sua rede de contatos, aposto que ajudará muita gente.

Para mais detalhes, também recomendamos que assista o vídeo feito pelo mestre Gustavo Cerbasi!

você pode gostar também
Comentários
Carregando...