Como vencer o medo de investir?

É necessário agir!

O medo está presente em vários momentos de nossas vidas, trata-se de algo saudável, que inclusive ajuda a nos manter vivos. Porém, não podemos deixar que ele nos impeça de agir. No caso dos investimentos, é bem comum que as pessoas tenham medo em dois momentos:

1. Fazer o primeiro investimento; e
2. Começar a investir em Renda Variável

Para vencer o medo só tem um jeito: AGIR! 

Para o caso dos investimentos, recomendamos que você simplesmente comece! Crie uma conta em uma corretora de valores (aprenda a escolher a sua aqui), transfira 100 reais e faça um investimento bem simples – o Tesouro SELIC é uma ótima opção – apenas para “sentir a emoção” de investir o seu dinheiro. Com o tempo, você vai perceber que trata-se de algo extremamente simples e que não há o que temer. A partir desse momento, é só ganhar mais conhecimento (o Partiu Poupar pode te ajudar com isso!) e começar a investir em produtos que vão ao encontro dos seus sonhos.

Possivelmente, depois de ter organizado a sua vida financeira e começado a investir na Renda Fixa, você tenha interesse em começar a investir em Renda Variável. Ao mesmo tempo que há uma grande vontade de fazer o seu dinheiro render ainda mais, conseguindo rentabilidades muito maiores que as da Renda Fixa, há também um medo muito grande de perder dinheiro. Mas aqui, a sugestão é exatamente a mesma para quem está começando: adquira conhecimento e comece! Separe uma quantia que não vá lhe fazer falta, caso a perca, e compre ações, FIIs, ou algum outro produto de Renda Variável, e vá “sentindo o mercado“. Repare como você se sente quando o preço dos seus produtos oscila. A tendência é que aos poucos você perca o medo e se sinta mais confortável. Mas caso perceba que deixar seu dinheiro em Renda Variável lhe gera muitas preocupações, considere a possibilidade de ficar somente em Renda Fixa.

Enfim, a recomendação é que você: aprenda, aja e repita o processo até se sentir confortável. Vá em frente! Caso tenha alguma dúvida, é só comentar aqui que teremos o maior prazer em te ajudar.

Também recomendamos que você assista o vídeo do Bruno Perini (no topo deste post!), onde ele dá seu ponto de vista a respeito dos nossos medos, principalmente na parte dos investimentos.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...