Quais são as diferenças dos tipos de títulos do Tesouro Direto?

O Tesouro Direto possui três tipos de títulos, que são usados em situações bem diferentes. Nesse post, explicamos as características de cada um deles.

Tesouro Selic

É o título mais conservador de todos. Te dá uma ótima segurança e permite que você resgate os seus investimentos a qualquer momento, sem correr o risco de perder dinheiro. Devido a estas características, a rentabilidade do Tesouro Selic não é das mais altas, 100% da Taxa Selic, que atualmente está em 6,5%.

De qualquer forma, ainda vale muito mais a pena investir no Tesouro Selic do que deixar o dinheiro parado na poupança.

Você consegue investir com pouco mais de 100 reais!

Tesouro IPCA+

Usado para objetivos de longo prazo, principalmente a aposentadoria. Como ele rende a inflação (IPCA) + uma taxa prefixada, ajuda a proteger o seu dinheiro ao longo do tempo. Mesmo que a inflação suba muito, ainda sim você terá um ganho real interessante.

Apesar de existir a possibilidade de resgatar o valor investido antes do vencimento, não recomendamos que faça isso. O título pode apresentar algumas volatilidades e fazer com que você perca dinheiro resgatando antes da hora.

Você consegue investir com pouco mais de 30 reais!

Tesouro Prefixado

É o mais simples de entender, pois no momento da contratação você já sabe exatamente quanto ele vai render. Contudo, por não ser atrelado a nenhum índice, se acontecer dos juros e/ou inflação subirem muito, pode torná-lo pouco eficaz. Em contrapartida, se os juros caírem, você possivelmente sairá ganhando por ter “segurado a taxa”. Caso você não tenha nenhuma ideia se os juros vão subir ou cair, é melhor escolher outros tipos de investimento.

Ele também é um título volátil, por isso não é indicado resgatá-lo antes do vencimento, sob risco de perder parte do dinheiro.

Você consegue investir com pouco mais de 30 reais!

E esses foram os três tipos de títulos do Tesouro Direto, simples né? Mas se tiver alguma dúvida, é só dar um grito pra nós!

você pode gostar também
Comentários
Carregando...